LINDSEY VONN, UMA DAS MAIORES ATLETAS DO MUNDO, ANUNCIA APOSENTADORIA

esportes; esquialpino

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

O fator clima interfere nos interesses dos brasileiros no mundo dos esportes. Futebol é o mais popular; outros clássicos como Vôlei, Natação, Atletismo e Ginástica também são vistos com frequência pelo grande público e mídia. A lógica é simples, aquilo que for acessível, consequentemente, será mais visto, praticado, debatido.

Adequados para lugares onde há baixas temperaturas, os esportes de inverno nunca foram populares por aqui. O Brasil é predominantemente tropical e pouco familiarizado com competições em que outros países possuem domínio.

Um dos vários Esportes de Inverno é o Esqui Alpino. Comum para os habitantes do Hemisfério Norte do globo terrestre, é necessário possuir uma boa dose de técnica, equilíbrio, força e coragem para praticar. As montanhas de neve são os locais onde há competições. Em uma descida, é possível atingir, facilmente, velocidades na casa dos 120km/h.

O Esqui Alpino é disputado em cinco modalidades diferentes: downhill, slalom, slalom gigante, supergigante (super G) e combinado.

Um dos grandes nomes desse esporte anunciou a sua aposentadoria. A estadunidense Lindsey Vonn disputou as duas últimas corridas no Mundial de Esqui Alpino, na cidade de Are, Suécia, neste último final de semana.

Ela é uma das maiores vencedoras nos Esportes de Inverno. Ao todo soma 20 títulos de Copa do Mundo (pelo menos um em cada modalidade) e 82 vitórias em corridas, número que a torna a maior vencedora da história do esporte¹. Além de possuir três medalhas olímpicas (um ouro e dois bronzes) e oito medalhas em mundiais (dois ouros, três pratas e três bronzes). Além disso, recebeu o prêmio Laureus do Esporte Mundial na categoria Atleta do ano em 2011.

O motivo da aposentadoria foi o excesso de graves lesões no corpo. A última dessas sequelas foi uma ruptura de ligamento do joelho esquerdo, no fim do ano passado. Para os atletas de alto rendimento, uma lesão compromete o desempenho em atuações. O fato de conviver com várias e em diferentes locais do corpo fez com que Lindsey antecipasse seu final de carreira.

Embora seja pouco conhecida pelo grande público brasileiro, dentro do universo do esporte, Vonn é um exemplo de coragem, superação e foco. A medalha de bronze obtida no seu último ato como atleta é um perfeito ponto de exclamação para a conclusão de sua história tracejada dentro das pistas.

Veja abaixo alguns momentos de glória da esquiadora.

OBS¹: No feminino. Entre os dois sexos, Vonn é a segunda maior na história do esporte, com quatro vitórias a menos do que o recordista sueco, Ingemar Stenmark. Maior vencedora dos Estados Unidos.

Todas as medalhas conquistas nas Olímpiadas de Inverno (Vancouver 2010 e PyeongChang 2018):

https://www.youtube.com/watch?v=ZJ_Mivy4Fc8

Última medalha conquistada na carreira. Bronze no Mundial da Suécia 2019:

https://www.youtube.com/watch?v=vYTjlhxxsTo

Anuncio da aposentadoria após o Mundial disputado na Suécia (vídeo em inglês):

https://www.youtube.com/watch?v=JNe58Wxi9so

Anterior CAMPEONES; CAMPEONES; OLE OLE OLE
Próximo Vigésima edição do maior festival psychobilly do Brasil acontece nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, em Curitiba

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *