ACONTECE NESSE FINAL DE SEMANA EM CURITIBA O MAIOR EVENTO DE QUADRINHOS DO SUL DO PAÍS

5binenaldecuritiba; quadrinhos; maioreventodosul; oficina; show; exposicoes; gratuito; curitiba; hqs; keyimaguire; mittietaketani; ericoassis

O maior evento de quadrinhos do sul do país acontece nessa semana em Curitiba, nos dias 6 a 9 de setembro, no Museu Municipal de Arte (MuMA): a 5ª edição da Bienal Internacional de Quadrinhos. O evento terá palestras, debates, feira de HQs, sessão de autógrafos, oficinas, shows musicais e exposições simultâneas. Todas as atividades serão gratuitas.

A curadoria é de Mitie Taketani, proprietária da loja Itiban Comic Shop, e de Érico Assis, jornalista e tradutor especializado em quadrinhos. Além deles, são mais de 60 artistas convidados, como Gidalti Jr., autor de “Castanha do Pará”, primeira obra ganhadora da categoria História em Quadrinhos do Prêmio Jabuti; Marcelo D’Salete – vencedor do prêmio Eisner, o mais importante do mundo em se tratando de HQs, com sua obra “Cumbe/ Angola Janga”; Luiz Gê, Rafael Campos Rocha, Caco Galhardo, Luli Penna, Guazzelli, Julio Shimamoto, Fabio Zimbres e muitos outros.

O homenageado da edição, que irá receber o Prêmio Cláudio Seto de Quadrinhos, é Key Imaguire. Arquiteto onipresente em Curitiba, é um agitador cultural convicto, dono de um precioso acervo de quadrinhos e idealizador da Gibiteca de Curitiba, a primeira do Brasil.

Dando continuidade à ideia de oferecer um evento com identidade própria e proporcionar reflexões diversas através das HQs, o tema escolhido para a edição 2018 é “A Cidade em Quadrinhos”. A relação com o ambiente urbano, a utilização do espaço público, as diferentes culturas que circulam pelos grandes centros e os microambientes de cada bairro, casa e vida em contraste com a urbe são temas que figuram em grandes obras dos quadrinhos e interesse de vários autores. Tudo que faz da cidade um organismo vivo, em constante transformação, alimenta as HQs – e as discussões que queremos promover. O assunto estará presente nas mesas e debates, que ocorrerão durante todos os dias do evento.

A Bienal de Quadrinhos de Curitiba conta com incentivo da Sanepar, Divesa e Elejor por meio da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Governo Federal, parceria da Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

 

Confira a programação no link:

Bienal divulga programação completa

 

Serviço:

 

Data: de 06 a 09 de setembro

Horário: a partir das 11h

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3432, Portão

Ingressos: entrada franca

 

Anterior VOLTA ÀS ORIGENS
Próximo PROJETO APRESENTA A CULTURA DO FANDANGO NO GUAIRINHA NESSE FINAL DE SEMANA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *