“Candyland” tem relançamento neste sábado na Itiban


Candyland. Paisagens inóspitas, humor e cotidiano / reproduçao

História em Quadrinhos ganhou nova edição sofisticada. Guilherme Caldas falou ao Cultura930 sobre a obra

Quando Guilherme Caldas e Olavo Rocha lançaram o livro de histórias em quadrinhos Candyland em 2010, a parceria de ambos já contava 18 anos. A edição, realizada de maneira semiartesanal, reuniu HQs produzidas entre 2006 e 2010, que não haviam sido publicadas de forma impressa, até então.

Neste sábado dia 26 de maio, ocorre o relançamento de Candyland, na Itiban Comic Shop, a partir das 16 horas. O novo livro, em edição mais refinada e com acabamento gráfico industrial, foi realizado através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Guilherme Caldas, que representará a dupla neste sábado (Olavo estará em São Paulo para show com sua banda Lestics), esclarece: “a primeira ideia era lançar um volume com HQs novas, mas na época não havia um edital voltado para os quadrinhos, a Candyland acabou entrando em um edital para edição de livros”.

Artista, publicitário de formação, desenhista e ciclista por profissão de fé, Guilherme hoje é administrador do núcleo criativo Candyland Comics. “Na verdade, a Candyland Comics é o agregado das coisas que eu invento com HQ. Candyland, no começo, era uma HQ escrita e desenhada pelo Olavo. Ela saiu no segundo número do zine que a gente fazia na faculdade, o Luke Skywalker with Diamonds”, declara.

Candyland narra as aventuras de Martin. Um sujeito em constante crise com o cotidiano, que sobrevive servindo-se de cobaia a tatuadores, ganhando uns trocados. Em narrativa bem humorada, acompanhamos a vida do protagonista rumo a constantes fracassos.

O livro será lançado em outras capitais ao longo do ano.

Serviço:

Candyland, lançamento de Guilherme Caldas e Olavo Rocha

26 de maio – 16 horas

Itiban Comic Shop

Silva Jardim, 845 – Centro

Imagem: Guilherme Caldas / reprodução