CBDV reúne pesquisas acadêmicas do paradesporto

CBDV, pesquisa acadêmica

(Marcello JR/Agência Brasil)

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) agora tem um campo em seu site dedicado a estudos acadêmicos relacionados ao paradesporto. A entidade reuniu pesquisas sobre futebol de 5, goalball e judô, as três modalidades paralímpicas que gerencia.

 

Na Home do site, você encontra a aba “Área Acadêmica”. Ao clicar nela, pode escolher entre os três esportes. Depois, vai encontrar o título do artigo, os autores e uma breve descrição, além da opção de download.

 

“A CBDV é uma confederação que está preocupada com a associação da pesquisa científica realizada no ambiente acadêmico junto à evolução da performance esportiva dos atletas e das equipes”, fala Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira de futebol de 5.

 

“O grande lance de tudo isso é entender que o esporte de alta performance, para evoluir, precisa de dados fidedignos. A ciência vem para contribuir”, destaca Alessandro.

 

O treinador da seleção brasileira paralímpica de judô, Jaime Bragança, também vê como positiva a aproximação da CBDV com a academia: “Isto auxilia o desenvolvimento dos esportes, ajuda a nortear nossas ações, auxilia todo o trabalho da comissão técnica e ainda desenvolve a área científica do Brasil”, explica.

 

Confira o campo acadêmico da CBDV e conheça alguns dos artigos disponíveis.