“CLUBES SOCIAIS NEGROS DO PARANÁ”


O Museu Paranaense (MP) realiza a mostra “Clubes Sociais Negros do Paraná”. A exposição faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), e retrata os espaços de convivência, fundados entre a pós-abolição e os anos 50 destinados ao convívio cultural e social das comunidades negras. Com o objetivo de agregar a população negra e incentivar a inclusão da sua cultura, servia como um espaço de debates onde a comunidade discutia a situação do negro na sociedade da época. Esses salões também eram usados como espaço de convívio social já que nos clubes e outros lugares públicos, a presença de negros não era bem vista. Tiveram também papel fundamental na construção social do negro e permanecem na memória dos frequentadores como lugares que incentivaram a construção da cidadania. Hoje, funcionam como espaços de convivência social, com a promoção de festas e evento.

Tanto que seis clubes, ainda em funcionamento, foram encontrados no estado: Sociedade Operária e Beneficente Treze de Maio, em Curitiba; Clube Literário Treze de Maio, em Ponto Grossa; Clube Rio Branco, em Guarapuava; Clube Estrela da Manhã, em Tibagi; Clube Campo Gerais, em Tibagi; e Arol – Associação Operária e Recreativa de Londrina.

Concomitantemente o Museu Paranaense apresenta “Ero Ere: Artistas Negros”, um coletivo de artistas negras que trabalha com diferentes técnicas, valorizando a arte e o vínculo ideológico, afetivo e ancestral, que ela traz. As obras apresentada são compostas por fotografias, pinturas em acrílico sobre tela, cerâmica, assemblage e instalação têxtil. Ao todo estarão expostas no MP, sete obras, uma de cada artista. O Ero Ere é composto por: Claudia Lara, Elis Brasil, Fernanda Castro, Kênia Cristina, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais.

As exibições são gratuitas e acontecem até 31 de Março com horários de visitação de terça a sexta das 9h às 17h30, Sábados Domingos e feriados das 10h às 16h.

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba-PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

Anterior A VOZ DA VEZ - EXIBIDO EM 26/02/2019
Próximo MON, ARTE PARA MAIORES

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *