Conferência Municipal de Cultura vai definir metas do setor e eleger novos membros do Conselho Municipal de Cultura


As pré-conferências acontecem de 16 a 23, e a etapa final, de 25 a 27 de junho

A 6ª Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo definir metas do Plano Municipal de Cultura em todas as áreas artísticas e eleger novos membros do Conselho Municipal de Cultura vai acontecer entre os dias 16 e 23 de junho, e a etapa final, nos dias 25, 26 e 27 de junho, todas em ambiente virtual. O regulamento está disponível no site da FCC.
Os núcleos regionais e as coordenações de linguagens da Fundação estarão mobilizados nos próximos dias para organizar e apoiar esse processo. Diversos segmentos artísticos estão se reunindo extraoficialmente em audiências livres, para debater e definir metas em suas áreas.

Já se reuniram grupos de todas as regionais de Curitiba, os setores de ilustração, artes visuais, design, cultura indígena, cultura afro-brasileira, capoeira, música, cultura e sustentabilidade, hip hop e moda. Outras áreas já estão com encontros agendados e todos os demais segmentos interessados devem se organizar para participar efetivamente do processo.

Eleições
Na quarta-feira (2/6) foram divulgados os editais 22/2021 e 23/2021 com as normas para o processo de inscrição e participação nas pré-conferências dos dias 16 e 23 de junho e de eleição de delegados e suplentes que representarão os segmentos na plenária final, em fins de junho. Nessa ocasião também serão eleitos os membros das respectivas áreas para o Conselho Municipal de Cultura.
A eleição será informatizada e a votação online será realizada por meio do sistema “Conecta” a ser disponibilizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Nesta 6.ª Conferência Municipal, além das dez regionais, estarão representadas as linguagens artísticas tradicionais (música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, dança e manifestações culturais tradicionais) e dois novos segmentos – arte e cultura urbana e linguagens funcionais (ilustração, moda, gastronomia, design, arquitetura e urbanismo).
Aqueles que não desejarem se inscrever como participantes, poderão acompanhar os debates que serão transmitidos ao vivo.
Na etapa final da Conferência serão validadas as metas em todas as áreas culturais e serão homologados os nomes dos novos componentes do Conselho Municipal de Cultura, que tomarão posse em novembro deste ano, quando encerra o mandato do atual colegiado.

Para participar da escolha dos novos conselheiros, é preciso preencher o cadastro no link:
http://sinc.imap.curitiba.pr.gov.br/cmc21_sociedade_civil_eleitor.aspx

Foto: Cido Marques