Conversarte – Com Fabricio Carpinejar e Fernanda Young – 02/07/19

FaenaRossilho;Conversarte

A literatura e suas conexões com diversas outras manifestações artísticas, como cinema, fotografia, teatro e música. Este foi o tema central do encontro do II Conversarte, realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cidadania. O bate-papo realizado no dia 02 de julho no Pátio Batel, teve como convidados o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar e a roteirista, apresentadora, atriz e escritora Fernanda Young.

Transitando entre poesias, crônicas, reportagens e a literatura infantojuvenil, o jornalista Fabrício Carpinejar já publicou mais de 40 livros e conquistou diversos prêmios literários, como o Jabuti, o Prêmio Literário Internacional Marengo d’Oro e o Prêmio Nacional Olavo Bilac – é ainda comentarista no programa Encontro com Fátima Bernardes e colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. Reunindo uma bibliografia de sucessos, composta de títulos como AritméticaAs pessoas dos livros Dores do amor romântico, Fernanda Young também atua como roteirista (participou de Os NormaisMinha Nada Mole VidaMacho Man, dentre outros) e apresentadora (já esteve em Saia JustaIrritando Fernanda Young e Confissões de Adolescentes, por exemplo).

Discussões sobre a leitura e o modo como o brasileiro consome a literatura, a formação de repertório cultural, as atuais perspectivas relacionadas aos gêneros literários, o retrato dos jovens escritores e suas referências artísticas na construção de um corpo literário nacional, os suportes digitais e suas influências na arte da escrita, bem como reflexões acerca da memória, história, apropriações e linguagens da literatura são outros temas que permeiam a conversa, mediada pelo publicitário e escritor Guilherme Krauss.

Confira um trecho da conversa em vídeo, e também as fotos do evento: