Dia Internacional do Voluntário


Hoje (05) também é Dia Internacional do Voluntário e queremos aproveitar para lembrar o valor inestimável do envolvimento de todos os nossos seguidores, apoiadores, parceiros e voluntários em geral!

É graças a esse coletivo e a você, que nos acompanha e lê esta mensagem agora, que nossas campanhas e ações desde o início dos esforços do Observatório de Justiça e Conservação, no segundo semestre de 2016, foram tão longe!

O arquivamento do projeto de lei 527/2016, que previa a mutilação de 70% da APA da Escarpa Devoniana, a maior unidade de conservação de uso sustentável do Brasil, por exemplo, só foi possível graças ao intenso clamor popular que apoiou nossas ações em defesa da biodiversidade e da transparência do processo , que corria livremente na Assembleia Legislativa do Paraná, conduzido e apoiado por deputados que, conseguindo a redução, anistiariam incontáveis irregularidades cometidas na área de proteção, que, infelizmente, não tem seu plano de manejo respeitado desde 2004, quando foi tornado público.

Agora, precisamos continuar coesos para exigir que soluções viáveis e coerentes ambiental e socialmente sejam propostas para a região dos Campos Gerais, que acumula imenso potencial turístico.

A transformação só vem com união. E você foi, e é, parte indispensável e valiosa pra gente! Nós, e a natureza rotineiramente silenciada, agradecemos. 🙏💚🤝

A foto a seguir é da Caverna de Cercado, na região de Palmeira, em área compreendida pela APA Da Escarpa Devoniana. Foi tirada por integrantes do Grupo de pesquisas espeleológicas, o GUPE.