Dica da EMA – Adaptação

DicadaEma

OUÇA:

 

LEIA:

Adaptação já foi descrito como um dos filmes mais metalinguísticos já feitos. De fato, são poucos os filmes capazes de transformar uma adaptação cinematográfica de um livro sobre orquídeas (“The OrchidThief”, de Susan Orlean) em um comentário artístico sobre o próprio processo criativo que levou à obra, incluindo versões fictícias doroterista (Charlie Kaufman) e da autora. O livro em que o filme é baseadoparece melhor pautado como matéria de um documentário: The OrchidThief é uma obra de jornalismo investigativo, que analisa a prisão do orquidófilo John Laroche e de um grupo de índios Seminoles, acusados de roubar orquídeas raras de uma reserva indígena.

Embora a narrativa principal esteja centrada em Kaufman, também se desenrolam histórias paralelas envolvendoLaroche e Orlean. De início, parece que o filme intercala as cenas dos personagens do livro com cenas descrevendo o processo de criação do roteiro por trás delas. Não sem engane: logo esta barreira desmorona, e vemos criador e personagens interagindo. Outro personagem importante é Donald Kaufman, irmão gêmeo do roterista. Enquanto Charlie é extremamente crítico consigo mesmo, execrando todo tipo de clichê ou fórmula narrativa, Donald é simplório e otimista. Inspirado no irmão, Donald decide ele próprio criar um roteiro. Sua obra, é claro, é a antítese daquela de Charlie e, para seu desespero, é também um sucesso de público.

Vendo o sucesso do irmão e exaurido pela tarefa aparentemente impossível de criar o roteiro, Charlie abandona suas convicções estritas e convida o irmão para ajudá-lo. A partir daí, o filme torna-se cada vez mais absurdo, culminando em um final do tipo Deus ExMachina, uma irônica auto-crítica – e provavelmente a única forma de terminar um filme como esse.

Anterior CULTURA REVISTA 23/10/2018 - EDUCADORES LUÍS PEQUENO E SIMONE LACTZUK
Próximo BELTRAMONDO 06.03 – EXIBIDO EM 19/10/2018

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *