Dica da EMA – Onde os Fracos Não Tem Vez

DicadaEma

OUÇA:

LEIA:

Se Fargo já pode ser considerado uma obra prima, Onde os Fracos Não Têm Vez, décimo segundo longa-metragem dos irmãos Cohen, é provavelmente a melhor obra da dupla até o momento. O filme aprofunda temas já abordados em algumas de suas obras passadas, mas praticamente abandona a comicidade mórbida de outras produções da dupla. Mais de dez anos após seu lançamento, em 2007, Onde os Fracos Não Tem Vez continua sendo listado por grande parte da crítica especializada como uma das melhores produções do século XXI.

A narrativa é uma história clássica de gato e rato, cujo estopim é o desaparecimento de uma maleta com dois milhões de dólares, encontrada pelo caçador Llewelyn Moss na cena de um massacre. Anton Chigurh, matador de aluguel, é contratado para persegui-lo, mas acaba assassinando os próprios patrões ao encontrar pistas do fugitivo e, portanto, vislumbrar a possibilidade de adquirir os dois milhões. Ao mesmo tempo, o xerife Ed Tom Bell persegue o assassino na tentativa de vingar a morte de um de seus colegas.

Onde os Fracos Não Têm Vez é baseado em um livro de 2005, de mesmo título. Ironicamente, o livro tinha sido originalmente concebido como roteiro. Como normalmente ocorre com grandes obras do cinema, a versão cinematográfica difere da versão original, nesse caso não tanto em termos de enredo, mas sobretudo em abordagem. Se a curiosidade de saber se Moss será capaz de escapar com o dinheiro é o que captura a atenção dos espectadores, esta não parece ser a principal preocupação dos diretores. O que interessa aos irmãos Cohen é demonstrar a arbitrariedade do destino e a impotência dos homens perante a injustiça. Decide-se quem vive e quem morre no jogar de uma moeda, essa que é, ainda que batida, a metáfora perfeita para a existência humana.

Anterior Dicas para cuidar dos cabelos no verão
Próximo CULTURA REVISTA 26/02/2019 - COM HUGO ANEIVA - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE GASTRONOMIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *