Dois anos de pandemia: veja as imagens premiadas da era Covid no Brasil e no mundo


Há exatamente dois anos, em dia 31 de dezembro de 2019, um comunicado do governo chinês à Organização Mundial de Saúde sobre uma doença que causava problemas pulmonares e dificuldades respiratórias na cidade de Wuhan inaugurava oficialmente a era da pandemia, com as fotos da Covid passando a dominar o noticiário da imprensa global desde então. 

Dois anos e  mais de cinco milhões de mortes depois, as vacinas foram descobertas mas nem todos querem se imunizar ou usar máscara. Variantes trazem o medo de que a pandemia jamais vá embora. Outros acham que a ômicron pode ser o início do fim das trevas.

Como tema dominante, a Covid foi destacada nos principais prêmios de fotografia do mundo este ano.

A pandemia foi destaque nos principais concursos de fotografia internacionais em 2021. Reunimos aqui as imagens mais impressionantes, algumas do Brasil, ilustrando nosso desejo de que no ano que vem a Covid suma do noticiário e das nossas vidas.

 Veja aqui


Foto: Mads Nissen, World Press Photo Awards 2021 Winner

.

Alguns concursos de 2021 premiaram imagens capturadas ainda em 2020, quando o pânico tomou conta do mundo.

Fotos da Covid premiadas em concursos globais 

Outros destacaram fotos produzidas em 2021, ano que termina com vários países ainda sob medidas de isolamento e assustados com a elevação no número de casos, batendo recordes a cada dia.

Elas mostram tristeza e dor, mas também solidariedade e a adaptação à pandemia.

.