Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Estreia de temporada da série “Incertezas Críticas” e do documentário “A Mãe de Todas as Lutas” – Esta semana, no canal Curta!

agosto 12 - agosto 13

“Incertezas Críticas” estreia terceira temporada inédita com filósofos brasileiros

Dedicada a expor o pensamento de intelectuais brasileiros, a terceira temporada da série “Incertezas Críticas”, de Daniel Augusto, estreia com exclusividade no canal Curta! e no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Essa nova leva de episódios inéditos traz as reflexões de 13 pensadores sobre o mundo contemporâneo. A cada episódio, há um novo convidado. São eles: Christian Dunker, Djamila Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Marilena Chaui, Olgária Matos, Paulo Arantes, Peter Pál Pelbart, Raquel Rolnik e Renato Janine Ribeiro.

No primeiro episódio, Christian Dunker — psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e autor de vários livros — aborda temas como fake news e a “lógica de condomínio” que, segundo ele, se instaurou no país a partir de 1973. “A solução da lógica de condomínio é mais ou menos a seguinte: o Brasil deu errado. E já que não vai dar para conversar com todo mundo, por que a gente não faz um mini Brasil? E, aí, vai dar certo. A gente excluiu, invisibilizou, patologizou essas formas de vida que trazem problema”, explica Dunker.

Em outro momento, o psicanalista reflete sobre a pós-verdade. “É um cinismo que consegue capturar uma verdade que tem uma estrutura de ficção e usá-la para a falsidade, para promover mais alienação, menos crítica, mais opressão e silenciamento. É um truque da sociedade condominial”, complementa.

“Incertezas Críticas” é uma produção da Grifa Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
A exibição é na Quinta do Pensamento, 12 de agosto, às 20h30.

‘A mãe de todas as lutas’: a questão fundiária pela ótica feminina

Cineasta premiada, Susanna Lira (Torre das Donzelas/Positivas/Damas do Samba) é a diretora de “A Mãe de Todas as Lutas”, que estreia com exclusividade no Curta! e no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Inédito, o filme mostra a luta pela terra no Brasil sob a ótica feminina, tendo como protagonistas duas mulheres: Shirley Krenak e Maria Zelzuita.

Com pesquisa extensa e rico acervo de imagens, o documentário convida o público a entender a complexidade do cenário fundiário. Das batalhas dos indígenas pela demarcação de terras, passando pelo MST e pela história do Massacre de Eldorado dos Carajás — no qual 21 trabalhadores rurais foram assassinados —, a produção aborda a questão agrária no Brasil de forma poética e, ao mesmo tempo, reflexiva.

Shirley Krenak traz, em sua trajetória, a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Já Maria Zelzuita, sobrevivente do Massacre de Eldorado dos Carajás, luta por uma terra produtiva e também pelo sonho da construção de uma memória, de sua morada, de pertencimento e acolhimento. A Modo Operante Produções assina a produção, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.
exibição é na Sexta da Sociedade, 13 de agosto, às 21h35.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Foto: A mãe de todas as lutas’: a questão fundiária pela ótica feminina’ – Reprodução

Detalhes

Início:
agosto 12
Final:
agosto 13
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
, , , , , ,