Exposição Mulheres Inventadas tem abertura neste sábado no MUMA

MulheresInventadas;Muma

Seis mulheres artistas de diferentes idades e trajetórias pessoais e artísticas se reuniram periodicamente por dois anos. À medida que os encontros aconteciam, percebiam que suas questões não apenas se tocavam, mas se refletiam e se repetiam nas memórias de vida de cada uma. Questões pessoais como abuso, vergonha, medo, expectativas se ampliaram num contexto social que cada vez mais tenta definir o sentido de ser mulher nos dias de hoje. Muito se fala em quebrar padrões: uma mulher ideal, um corpo ideal. Mas o que implica estar inserida nesse contexto? Quais expectativas são frustradas e quais realidades vividas? Quais seus medos? De que matéria são feitas? Seria a maternidade um desejo ou uma imposição cultural? Como conciliar subjetividade com feminilidade e maternidade, quando essas palavras não se conjugam?
Ainda que se tenha ampliado largamente o debate sobre o ser feminino, as respostas ainda são uma imagem em construção. Pouco sabemos dos seus conflitos internos, daquilo que escondem de si mesmas. A exposição Mulheres Inventadas traz à tona alguns desses conflitos em uma mostra coletiva e partilhável da subjetividade e dos processos de cada uma das artistas, como uma semente: “acreditamos que, ao nos tornarmos visíveis, outras mulheres terão suas questões representadas. Ao oferecermos uma imagem crua, não pacificada, como uma alternativa possível ao ideal, todo o conjunto de imagens existentes sobre o feminino será colocado em questão”. A exposição coletiva também contará com um ciclo de debates e palestras gratuitas e abertas ao público. As datas e palestrantes serão divulgados na pagina Mulheres Inventadas no Facebook e Instagram ao longo da mostra.

Ingresso: gratuito

Classificação: livre

Abertura: sábado, 16 de março de 2019 às 10am

Datas:
16/03/19: 10h – Abertura da exposição
23/03/19: 15h – Performances Aline Maciel: “Verso do Ventre: histórias de mulheres mães” e Alessandra Lange: “Mãe – um ensaio sobre ela”
30/03/19: 15h – Palestra Milena Costa de Souza: Mulheres e gênero na arte contemporânea latina-americana: perspectivas de resistência
06/04/19: 15h – Palestra Priscila Frehse: Nós entre mulheres: laços e desenlaces
13/04/19: 15h – Palestra Camila Zoschke Freire: O que faz uma mãe? Pequeno ensaio sobre a construção de corpos
27/04/19: 15h – Palestra Rosangela Chubak: Helena Wong mulher-artista
04/05/19: 15h – Palestra Claudia Serathiuk: A mulher é sempre inventada
11/05/19: 15h – Lançamento do catálogo e finissage: conversa com artistas
12/05/19: último dia da exposição.

***Todas as palestras são gratuitas, abertas ao público, e dispensam pré inscrição.

Horários: 10h às 19h (3a feira a domingo)

Espaço Cultural: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Anterior Dica da EMA – Ruína Azul
Próximo PLANETA MÚSICA - Bido Porfírio e Oswaldo Montenegro - EXIBIDO EM 15/03/2019

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *