Festival promove reencontro da “geração de ouro” do rock gaúcho


Defalla em 1988. De volta, de novo, em 2018 / divulgação

Shows acontecem dia 1º de julho no Araújo Vianna, tradicional templo da música em Porto Alegre

Se você já conhece e quer relembrar. Ou sempre ouviu falar do rock gaúcho dos anos 1980, mas não tinha idade na época. Eis que aparece uma chance de assistir alguns grandes nomes ao vivo.

O coletivo Serenata Iluminada acaba de soltar na sua página do Facebook, um evento que pode ser considerado um marco desde já: o Festival POA Rock 2018 – Reencontro Histórico do Rock Gaúcho.

Coincidentemente, em 2018 há “mais ou menos” trinta anos daquele que pode ser considerado o auge de todo movimento que resultou na explosão de bandas e artistas que marcaram época.

De fato, 1988 foi o ano fundamental para a efervescência que vinha desde o início da década, movimentando toda cena do bairro Bom Fim, na zona central da capital do Rio Grande do Sul. Diversas bandas lançaram seus discos por gravadoras do eixo Rio-SP, ganhando execução radiofônica Brasil afora. Engenheiros, Cascavelletes, Replicantes, Garotos da Rua e Nei Lisboa (ano do clássico Hein?) enfim em destaque nacional.

“Filme Sobre um Bom Fim”. Cena gaúcha retratada em documentário / reprodução

O local escolhido para o evento é o auditório Araújo Vianna, tradicional reduto da música rio-grandense desde a década de 1970.  Não por acaso, o teatro fica no parque Farroupilha (parque da Redenção), que tem face para a avenida Oswaldo Aranha, ao longo da qual se reunia toda juventude do rock, retratada no documentário Filme Sobre um Bom Fim (2015, direção de Boca Migotto). Na Oswaldo, até hoje ainda funcionam alguns pontos de encontro fundamentais da época, como a Lancheria do Parque e o bar Ocidente.

Entre lendas vivas e novos talentos, o evento vai promover o retorno de Defalla, Julio Reny (Expresso do Oriente/Cowboys Espirituais), Cascavelletes, Frank Jorge (Graforreia Xilarmônica), mais algumas dezenas de nomes.

Os ingressos já estão à venda. Procure pelo evento no Facebook.

Fotos: divulgação

……………………………………………………………………………

Anterior CURITIBA DÁ SAMBA - COM DAY PAIXÃO - EXIBIDO 13/05/2018
Próximo CULTURA CAIPIRA – EXIBIDO EM 15/05/2018

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *