Janine Mathias lança single “Odoyá” com participação de Rodrigo Brandão, e editorial que une artistas visuais negros


A cantora, compositora e MC Janine Mathias lança seu novo single “Odoyá”, em homenagem à Orixá Yemanjá. A música tem participação de Rodrigo Brandão, e foi produzida por Gabriel Marinho. Além da faixa, o projeto conta com um editorial realizado pela fotógrafa Pretícia Jeronimo, e mais direção de arte do designer e artista visual Vladimir Ventura.

O processo se iniciou quando a chamada mãe do mar soprou no orí de Janine sua vontade de ouví-la cantar pra Ela. Atenta, Mathias convidou Gabriel, percussionista com formação de terreiro, para realizarem juntos esse tributo. O músico e produtor, que já colaborou com nomes como Angélique Kidjó, Tássia Reis e BK’, entre outros, aceitou na hora. A guitarrista Erica Silva e o baixista Alexandre Seabra também contribuíram no instrumental.

A cantora entāo expandiu seu convite ao experiente MC paulista Rodrigo Brandāo, dono de um timbre único, e reconhecido por seus trabalhos com os grupos Mamelo Sound Sytem e Zulumbi. Notório devoto do candomblé, ele completa a faixa com versos de elegia à Orixá rainha da água salgada.

Ainda no início desse projeto, Janine se uniu à fotógrafa Pretícia Jeronimo para um ensaio fotográfico, realizado em um parque florestal de Curitiba. O resultado estampa a ligaçāo da compositora com os Orixás. Esse material foi entāo resignificado pelo artista visual e designer carioca Vladimir Ventura, e transformado em um editorial que linka a cantora às suas raízes, ao mesmo tempo que nos mostra influência afro-futurista.

Um fato interessante do projeto é que “Odoyá” consegue unir, através da música e das artes visuais, pessoas de distintas parte do Brasil, por via da internet, em meio à pandemia. A própria cantora é nascida em Brasília e radicada em Curitiba; Rodrigo Brandāo é de Sāo Paulo, capital; Gabriel Marinho é nascido em Salvador e radicado no Rio de Janeiro; Pretícia Jeronimo é curitibana; e Vladimir Ventura, carioca.

Tal uniāo enriquece ainda mais a mensagem da música, que ao falar de Yemanjá, fala de água, enquanto metáfora para os fluxos de enegia, carinho e solidariedade que ajudam a unir as pessoas nesse momento de isolamento social.

O projeto foi realizado de forma coletiva e é assinado pelo selo e agência Mondé, a qual foi fundada por Gabriel Marinho e Vladimir Ventura.

 

FICHA TÉCNICA:

Ensaio Fotográfico Odoyá

Artista: Janine Mathias

Direção e fotos: Pretícia Jerônimo

Iluminação: Daniela Carvalho

Produção: Rômulo Miranda

Look: Acervo pessoal Pretícia Jerônimo e Janine Mathias

Design Gráfico e Direção de Arte Vladmir Ventura

Música:

Composição: Janine Mathias, Rodrigo Brandão

Arranjos de Guitarra e Direção Vocal : Érica Silva

Programações, synths e Percussão: Gabriel Marinho

Baixo: Alexandre Seabra

Produzido e Mixado por Gabriel Marinho

Masterizado por Luis Lopes