Janine Mathias leva “Dendê” para bairros de Curitiba


Processed with RNI Films. Preset 'Kodak Gold 200 v.3'

Serão 11 shows distribuídos pelos 10 Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba

 

Cheia de temperos, gostos e sabores, Janine Mathias, uma das revelações da música contemporânea afro-brasileira, lançou seu primeiro álbum, “Dendê”, no ano de 2018. Durante os últimos meses, a brasiliense radicada em Curitiba levou o show do disco para várias cidades do Brasil. Agora, a cantora participa de uma série de apresentações pelos núcleos regionais de Curitiba para difundir o trabalho que a lançou nacionalmente.

 

O público geral terá a oportunidade de comparecer aos shows, de forma gratuita, em três oportunidades: em Santa Felicidade, na linda Praça San Marco; no Centro, no Mercado Municipal; e na Rua da Cidadania do bairro Boa Vista. Os demais bairros – Sítio Cercado, CIC, Tatuquara, Capão Raso, Guaíra, Uberaba, Bairro Novo e Boqueirão – receberão apresentações fechadas, voltadas ao público jovem, nas escolas públicas.

 

Serão ao todo onze shows pela cidade, uma oportunidade única para que a população celebre com Janine suas primeiras gravações. Produzido por Eduardo Brechó, do Aláfia, em parceria com Renato Parmi, “Dendê” tem o peso do rap e a leveza melódica do samba, incorporando, entre a roupagem clássica dos arranjos, elementos eletrônicos. Composto por 10 faixas, o primeiro álbum solo da cantora tem participação de Rincon Sapiência e integra canções de Leandro Lehart, Martinho da Vila, Tássia Reis e Val Andrade, além de composições próprias. “Esse trabalho é fruto da minha trajetória. Musicalmente é o que em mim tudo tempera. É o óleo que azeita, fortifica, unta, apazigua e ganha outras formas, usos e significados”, ressalta a cantora.

 

Janine Mathias canta o resgate da ancestralidade e a autoestima da mulher negra. O cerne do álbum passa por união, origem e herança. Para a artista, “Dendê” é um símbolo de coletividade: as dez faixas contaram com a contribuição de muitos artistas, seja pelas parcerias durante a produção ou simplesmente como inspiração musical. “O disco é sobre o que é ser uma artista negra contemporânea”, diz Janine.

 

O acesso ao show de Janine Mathias por tantas pessoas na cidade é fruto de um edital do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e tem produção da Gloriosa Produção Cultural. Confira as datas e locais dos shows abertos ao público:

 

SANTA FELICIDADE

Dia e horário: 17/09/2019 às 19h

Local: Praça San Marco

(Via Veneto S/N – Santa Felicidade)

 

CENTRO (Matriz)

Dia e horário: 18/09/2019 às 19h

Local: Happy Hour no Mercado Municipal

(Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro)

 

BOA VISTA

Dia e horário: 27/09/2019 às 15h30

Local:  Rua da Cidadania Boa Vista

(Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista)

 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Janine Mathias, acesse o perfil oficial da artista no Youtube (www.youtube.com/user/janinemathiasoficial) ou no Spotify (https://spoti.fi/2Yibq4n).