Juliana Pretto lança “Entre Céu e Sonho”


Com ilustrações de Silvana Weihermann, segundo livro da escritora radicada em Paranaguá traz poemas infanto-juvenis

Será lançado no próximo dia 11 de dezembro (sexta-feira) às 19 horas o livro de poesia Entre Céu e Sonho da escritora Juliana Pretto, com ilustrações de Silvana Weihermann. O lançamento será em um evento virtual, transmitido ao vivo pela internet, com a participação de diversos artistas envolvidos no projeto.

A transmissão  do lançamento será feita pela página da Cantarim Cultural do Facebook – facebook.com/cantarimcultural e pelo Canal do Youtube da Cantarim Cultural.

O livro, ricamente ilustrado com aquarelas, é dirigido ao público infanto-juvenil, mas também pode ser perfeitamente apreciado por adultos. Tendo como eixo condutor o céu, com suas transformações em dia, noite, chuva, tempestade, granizo, os poemas falam não somente sobre os fenômenos da natureza em si, mas também sobre os sentimentos de um eu poético contemplativo, que observa tais fenômenos ao mesmo tempo que reflete sobre o mundo e sobre seus sentimentos.

Segundo Juliana Preto, o processo de criação literária deste segundo livro foi intenso, e os poemas foram escritos em poucos meses.

“De certa forma, muitos deles foram inspirados em outros textos que eu já havia escrito. Considero este segundo livro mais amadurecido que o primeiro, todos os poemas têm o céu como temática, e os poemas estão divididos em três partes segundo o que cada parte enfoca”.

“O processo de elaboração do livro contou com o trabalho da Silvana, que é minha amiga, já conhecia o meu trabalho antes de ilustrar o livro, então ela soube escolher um tipo de ilustração que se harmonizou com os poemas; de fato a aquarela completou o ar bucólico da obra”.

“Tenho que lembrar também que o trabalho de diagramação da Karen Tortato também contribuiu muito para valorizar a obra, a forma como ela dispôs os poemas sobre as aquarelas e alguns recortes que ela fez”.

Já a ilustradora de Entre Céu e Sonho, Silvana Weihermann disse que: “Elaborar as ilustrações foi trabalhoso, dado o número de poemas; mas foi também muito prazeroso, no sentido do deleite e da compreensão de cada palavra, cada verso, em seus significados. Ora explícitos, ora misteriosos e enevoados… entre céu e sonho!”.

O primeiro livro de Juliana Pretto foi lançado em Paranaguá no ano de 2016. Chamado Mosaico, a obra foi composta por 30 poemas infantis que foram ilustrados pelos alunos das escolas públicas municipais de Paranaguá.

No evento de lançamento deste Entre Céu e Sonho haverá uma série de atrações, como a apresentação de vídeos com performance artística, apresentação do áudio livro e tradução dos poemas para Linguagem Brasileira de Sinais – Libras.

Após o lançamento ficará disponível na página  https://entreceuesonho.blogspot.com/ um áudio livro e também um vídeo com tradução dos poemas em Libras.

Lançamento do livro de poesia Entre Céu e Sonho

de Juliana Pretto, com ilustrações de Silvana Weihermann.

11 de dezembro – 19 horas

Endereço:  facebook.com/cantarimcultural

Visite: facebook.com/Juliana.Pretto.escritora

 

*Após o lançamento ficarão disponíveis um áudiolivro e também um vídeo com tradução em Libras  na página https://entreceuesonho.blogspot.com/.

Também após o lançamento, o livro em papel será distribuído e integrará o acervo de bibliotecas públicas de todo o Estado do Paraná e das Escolas Públicas de Paranaguá, além de ser colocado à venda em livrarias de Paranaguá e Curitiba.

Foto: Ivan Ivanovick