LIVRO HISTÓRIA CONCISA DE CURITIBA SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA-FEIRA, 21


O lançamento do livro será no dia 21 de outubro, às 19 horas, de forma virtual. O autor, Renato Mocellin, vai promover um bate papo ao vivo no instagram @professormocellin.

 

Como Coré-etuba se transformou em Curitiba? Quem eram os habitantes nativos da região? Quem foram os imigrantes que se estabeleceram na cidade? Quais os principais acontecimentos históricos, do Brasil e do mundo, que influenciaram seu desenvolvimento?

Essas e outras perguntas serão respondidas nesta obra necessária e inovadora que, de modo conciso, mas sem ser simplista, mergulha o leitor nos mais de 300 anos de existência de Curitiba, considerada um centro urbano exemplar sob vários aspectos. Desfazendo mitos e derrubando clichês, o autor resgata o passado esquecido e aborda aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e cotidianos que moldaram a metrópole.

Muito Além do registro cronológico, História Concisa de Curitiba é uma historia dinâmica, que contempla diversos atores sociais, inclusive movimentos e grupos sociais geralmente excluídos da história tradicional.

Resultado de anos de estudo e de uma ampla pesquisa sobre os diversos acontecimentos que marcaram a trajetória da cidade, o livro é, a um só tempo, ponto de partida para os iniciantes no conhecimento da metrópole um resumo para os que já são familiarizados com sua história.

“O livro do historiador e professor Renato Mocellin vem suprir uma lacuna na bibliografia histórica paranaense. De uma forma didáticae com um texto fluente, Mocellin consegue realizar um verdadeiro compêndio completo da história curitibana. Com todos esses ingredientes, História Concisa de Curitiba lança luz sobre a necessidade de conhecermos a nossa própria história, tão rica e que tantas vezes permanece desconhecida”.

Diego Antonelli, jornalista e escritor

 

A conversa será conduzida pelo professor de história e filosofia Daniel Medeiros, amigo pessoal do autor. Será uma conversa entre amigos, recheada de histórias e curiosidades sobre a cidade. A participação do público será muito bem vinda!

 “Minha trajetória com o professor Mocellin sempre foi de generosidade. Ele quem chancelou boa parte das oportunidades de trabalho que eu tive e nunca existiu entre nós qualquer rusga profissional em mais de 30 anos de convivência comum, mesmo quando discordávamos das conjunturas, e discordávamos em grau, mas quase nunca em substância. Hoje posso dizer qual é a característica do professor Mocellin que mais admiro, além do conhecimento, da competência, do caráter, do humor: é a gentileza. Mocellin é um homem de gestos cuidadosos, pensados e nesse pensar dele sempre há a consideração pelo outro. Eu sempre fui mais impulsivo e ele sempre me chamou a atenção: ‘veja bem, compadre…’E eu moderava e ele sempre esteve certo quanto a isso”.

Professor Daniel Medeiros

 

Sobre o autor – Nascido em Colombo, Renato Mocellin é um educador com 40 anos de sala de aula e autor de mais de 50 livros, muitos deles adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação. É formado em Direito, História e Estudos Sociais pela UFPR e mestre em educação pela mesma instituição. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e tem dedicado sua produção literária a temas da história regional e local. É professor de história do Grupo Positivo desde 1980. Iniciou seu envolvimento com a política ainda na universidade. Em 2018, filiou-se ao Partido Verde e concorreu ao cargo de Deputado Federal, conquistando mais de 20 mil votos em todas as regiões do Paraná. Casado com Viviane Carvalho Mocellin. É candidato a Prefeito de Curitiba pelo Partido Verde.

“Eu incursionei pela história regional, escrevi a História Concisa do Paraná, escrevi Pica Paus X Maragatos, sobre a revolução federalista, e também sobre a Guerra do Contestado em Pelados X Peludos – O Massacre dos Xucros. E vou lançar agora História Concisa de Curitiba. Sou historiador, conheço a cidade e sua história e tenho procurado conhecer também a realidade de Curitiba de hoje”.

Renato Mocellin

 

Autor – Renato Mocellin, Editora Remo

21/10/20 – 19h30

Instagram: @professormocellin e @profdanielmedeiros

 

Adquira já o seu: [email protected]