Ministério das Comunicações publica novidades para migrações AM/FM


Desde a última sexta-feira (07 de maio) começou a funcionar em algumas regiões do Brasil a faixa estendida eFM, para concretizar a migração das rádios AM para FM. O Ato nº 2739/2021, publicado no dia 06/05/2021 alterou os planos básicos de rádio e TV, e com ele foram viabilizados 97 novos canais para rádios que solicitaram a migração para FM, com a liberação de canais na faixa estendida (eFM), nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

Em Curitiba, foi iniciada a fase de testes da nova faixa, e a primeira emissora a entrar nessa nova fase é a Rádio Banda B AM 550, com previsão de início de testes de transmissão no dia 21 de maio, na faixa eFM 79,3.

Enquanto isso, a Rádio Cultura de Curitiba aguarda a sua vez de também migrar para FM, em uma das novas faixas de transmissão estendida. Toda a documentação foi protocolada junto ao Ministério das Comunicações, bem como todas as melhorias necessárias estão sendo realizadas para que aconteça a migração assim que for autorizada. Em breve, teremos a rádio mais livre de todas, também na FM.

Segundo o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, o MCom irá concluir a migração de todas as rádios AM que solicitarem a mudança para o FM até 2022.

Fila de espera
A migração, conduzida pelo MCom e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa permitir que as transmissões tenham menos ruídos e alcancem um público mais amplo, que se beneficiará de mais escolhas no rádio. Conforme os dados da pasta há 1.655 pedidos de migração AM-FM válidos e 1.290 canais que já foram incluídos no Plano Básico de Distribuições de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM). Desse total, mais de 850 já realizaram a migração, 375 estão em análise e 365 à espera da disponibilidade de canal. Outros 66 aguardam regularização. Há ainda 96 emissoras que não apresentaram, até o momento, o pedido de migração.

Saiba quais são os canais que inauguraram na banda FM estendida:

Belo Horizonte (MG) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz
Brasília (DF) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz
Curitiba (PR) – LK – 79,3 MHz
Porto Alegre (RS) – Portal – 83,3 MHz
Recife (PE) – TV e Rádio Jornal – 76,1 MHz
Recife (PE) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz
Rio de Janeiro (RJ) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz
São Paulo (SP) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz
São Paulo (SP) – Novo Mundo/ Rádio Capital – 77,5 MHz
São Paulo (SP) – Padre Anchieta/Cultura – 77,9 MHz