MON abre as mostras “Nemer | Aquarelas recentes – Geometria residual” e “Tempos Sensíveis” – Acervo MAC-PR

Mon;Artesplásticas

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 25 de outubro, quinta, às 19h15, duas mostras: “Nemer | Aquarelas Recentes – Geometria residual” e “Tempos Sensíveis, com obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), ambas com curadoria de Agnaldo Farias.

José Alberto Nemer é artista visual e doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris VIII. Lecionou em universidades brasileiras e estrangeiras, como a UFMG (1974 a 1998) e a Université de Paris III-Sorbonne (1974 a 1979). Pertencente a geração dos chamados desenhistas mineiros, que se afirmou no cenário da arte brasileira a partir da década de 1970, Nemer participa de salões e bienais no Brasil e no exterior.

O curador analisa a obra de Nemer. “O artista impõe-se um magnífico e ambicioso desafio, que só mesmo a segurança da maturidade e o controle que dela advém podem permitir. De um lado, a geometria, produto de extração mental, com sua precisão orgulhosa, decidida, sobretudo se apoiada em instrumentos como réguas e esquadros, traindo, com essa postura, certa indiferença ao mundo, no que ele tem de incompreensível, insubordinado, indomável. De outro, a mancha, resultado pulsante do emprego de pincéis, com suas formas irregulares, sua apreensão cambiante, corolário de seus contornos atmosféricos, pejadas de cor como nuvens carregadas de água, a pique de transbordar”. A mostra fica em cartaz até dia 24 de fevereiro de 2019.

 

A mostra “Tempos Sensíveis” traz pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e instalações que têm como tema a natureza humana, as suas perplexidades, carências e desconfortos.

 

São, ao todo, 96 obras de 79 artistas, dentre eles, Livio Abramo, Carlos Zilio, Käthe Kollwitz, Poty, Antonio Dias, Luiz Henrique Schwanke, Antonio Manuel, Karin Lambrecht, Carina Weidle e Luciano Zanette entre outros que compõem o acervo do MAC-PR. É uma exposição de longa duração e pode ser vista na Sala 8, do MON, que passa a ser ocupada pelas exposições do MAC-PR.

 

 

Na hora da abertura a entrada é gratuita. A visitação pode ser feita de terça domingo, das 10h às 18h.

 

Serviço
Nemer | Aquarelas recentes – Geometria residual   e Tempos Sensíveis – Acervo MAC-PR

Abertura: 25 de outubro, quinta, às 19h15 – Entrada gratuita na abertura

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

41 3350 4400

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h — acesso até 17h30

R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)

 

Anterior Estrela Leminski e Téo Ruiz fazem shows gratuitos neste fim de semana
Próximo NOSSA CULTURA - COM JULIO BORBA - EXIBIDO EM 24/10/2018

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *