MOVIMENTA PSICANALISE EM ENTREVISTA #11 – COM MANOEL LUCE MADEIRA – EXIBIDO EM 21/09/20

MovimentaPsicanalise,

Manoel Luce Madeira é psicanalista, graduado em Psicologia pela UFRG, Mestre em Antropologia Social, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universitè Paris Diderot e autor do romance “Ausentes”, pela editora Diadorim.

Bloco 1
   Manoel inicia a entrevista dando notícias do livro “Contos de Psicanálise”, que será lançado pela editora Diadorim e do qual é organizador. Discute os atravessamentos da psicanálise pela literatura e continua no tema, falando da construção do seu romance “Ausentes” e fazendo uma articulação entre literatura, processo criativo e clínica psicanalítica. Nesse bloco, Manoel também conta sua trajetória profissional e escolhas que fez ao longo dos percursos acadêmico e clínico. E aborda a pesquisa que realizou no mestrado em Antropologia Social.

Bloco 2
   No segundo bloco, Manoel discute o papel da universidades na produção de discursos contemporâneos e seus efeitos no social. Também faz uma reflexão sobre os impactos da pandemia nos modos de atendimento na clínica, nas subjetividades e nas demandas dirigidas aos psicanalistas.
Bloco 3
   No terceiro e último bloco, Manoel explica a construção da sua tese de doutorado, em que trabalha as diferenças entre neurose e psicose, empregando um instrumento metafórico muito interessante, traz discussões de casos, manejo clínico e uma referência ao genial Arthur Bispo do Rosário.
Mônica Nogari Damacen