MOVIMENTA PSICANÁLISE EM ENTREVISTA – Cultura 930

MOVIMENTA PSICANÁLISE EM ENTREVISTA

Entrevistas de psicanalistas para psicanalistas e para todos os que se interessam pelas múltiplas vozes e produções contemporâneas da psicanálise. Apresentação Priscila Frehse

Psicanálise não tem casa fixa. Sempre incômoda e incomodada por onde passa. Por que então não passeá-la em um programa de rádio?

Psicanálise em extensão, na cidade. Psicanálise em pesquisa, política, arte, história. Psicanálise em português, de psicanalistas brasileiros para brasileiros.

Psicanálise contada pela história singular de psicanalistas, suas trajetórias, desdobramentos, interlocuções e criações.

Psicanálise entrevista por uma entrevistadora psicanalista que nada entende de rádio, de locução, mas que deseja interlocução e difusão de vozes de psicanalistas que desejam falar de sua escuta. Vozes afinadas ou dissonantes.

Movimento no feminino – Movimenta.
Porque a psicanálise fechada nas instituições e na academia corre o risco de morrer por asfixia. Porque a psicanálise brasileira é das mais potentes e criativas do mundo e quanto mais gente tiver notícias disso, melhor. Porque saber dos múltiplos caminhos na formação do analista ajuda a escolher percursos de formação. Porque as resistências são à psicanálise mas também dos psicanalistas. Porque a psicanálise precisa de movimento.

Movimenta Psicanálise em Entrevista. Um programa de psicanalistas para psicanalistas e para todos aqueles que se interessam pelas múltiplas vozes e produções contemporâneas da psicanálise.

1a Temporada!

As primeiras entrevistas do Movimenta foram realizadas no início de 2019, a convite de Izabel Chimelli, diretora da Radio Cultura e também psicanalista. Psicanalistas freudianxs, ferenczianxs, lacanianxs, winnicottianxs foram convidados a falar de suas trajetórias e de suas pesquisas em psicanálise.

A escolha dxs psicanalistas para essa primeira série de entrevistas foi absolutamente afetiva: psicanalistas de quem eu gosto e cujas produções e posicionamentos eu gostaria de ver se difundindo no rádio e nas redes e com os quais eu não temeria o improviso.

De lá pra cá, o mundo mudou. Em tempos de Covid e de proliferação de lives, um ano para colocar uma entrevista no ar parece um absurdo! É que por aqui, o tempo que movimenta é outro. E segue no improviso.

Movimenta não é um produto, nem jornalismo, nem psicanálise. É psicanálise entrevista da boca de psicanalistas que desejam transmitir algo.

Eis a primeira banda de psicanalistas entrevistados. Tudo gravado e sendo editado pela equipe da rádio. Espero que gostem!

Ligia Maria Durski
Patricia Lages
Eduardo Vicenzi
Luanza Pavesi
Marcos Vinicius Brunhari
Daniel Migliani Vitorello
Camila Fonteles
Gustavo Vieira
Daniela Quevedo
Lucas Charafeddine Bulamah
Manoel Madeira
Maria Letícia Reis
Carol Bertol

Obrigada meus queridxs entrevistadxs, por toparem essa aventura improvisada!

Aos ouvintes, que seja proveitosa e deslizante a escuta.

Abraços,

Ficha Técnica:

Apresentação: Priscila Frehse
Produção: As três em ponto (Izabel Chimelli, Mônica Nogari e Priscila Frehse)
Edição: Jonas Moreno
Design: MBetti propaganda
Realização: Rádio Cultura de Curitiba
Coordenação técnica: Mariane Antunes e Maurício Betti