Narrações de histórias para crianças chegam ao Vale do Ribeira


“Quantas estrelas cabem no bolso? Quantas histórias brilham no céu?”A delicadeza da pergunta inspiraa narrativa de histórias como incentivo à leituraque chegam a 06 cidades do Vale do Ribeiraa partir de novembro. O trabalho desenvolvido pelo grupo Malasartes envolve toda a comunidade escolar, por meio de apresentações interativas que fomentam a formação de famílias leitoras.

O projeto “Histórias de Bolso para Gente Miúda – Vivências para Despertar a Leitura” se destina a crianças, da educação infantil ao 2º ano, de creches e escolas públicas de ensino fundamental. Serão realizadas 140 sessões de histórias nas cidades de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

As interações literárias serão mediadas pelasatrizes e arte-educadorasAdriane Havro e Milene Dias. As histórias escolhidas trazem como traço essencial a capacidade de dirigir o olhar para o aspecto minúsculo, de “bolso” da vida cotidiana. “Aquelas situações que geralmente passam despercebidas dos adultos na correria do dia-a-dia, mas que não escapam aos olhos atentos dos pequenos”, relata a coordenadora pedagógica do projeto Adriane Havro.

 

Histórias de um bolso que é maior que o mundo

São histórias adequadas às crianças pequenas, compartilhadas pelas narradoras-guias em uma vivência lúdica de despertar para a leitura, por meio de livros e cantigas. A proposta é levar a essas instituições a história narrada como uma troca afetiva com o imaginário da criança. Luís Teixeira, produtor do projeto, observa que “a iniciação literária implica em compreendê-la como lugar de relações, de brincadeiras, de produção de sentido, de pertencimento, de conhecimento de si e do outro, em um processo atencioso de escuta e construção coletiva”.

 

O projeto “Histórias de Bolso para Gente Miúda – Vivências para Despertar a Leitura” é realizado pela Malasartes – Educação Sensível com o apoio da COPEL e incentivo do Governo do Estado do Paraná por meio do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná.

 

 Grupo Malasartes

O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção cultural dedicado a levar vivências artísticas itinerantes a crianças e educadores, com foco na pesquisa e difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral. Criado em 1995, esse grupo realiza há mais de 20 anos trabalhos de interação sensível em espaços comunitários, e traz em sua trajetória a realização de cerca de 30 projetos culturais, por meio de rodas de leitura, sessões de histórias, oficinas lúdicas e espetáculos.

Para maiores informações, você pode acessar a Fanpage do Projeto “Histórias de Bolso para Gente Miúda – Vivências para Despertar a Leitura” neste link.

https://www.facebook.com/Histórias-de-bolso-para-gente-miúda-Vivências-para-despertar-a-leitura-106537080736529/

 

FICHA TÉCNICA

Mediação / narração de histórias: Adriane Havro e Milene Dias

Produção e Coordenação do projeto: Luis Teixeira

Coordenação Pedagógica: Adriane Havro

Design Gráfico: Adriana Alegria

Ilustração: Rosangela Grafetti

Assessoria/ Mídias Sociais: Kika Marquardt