Olha a Postura!


A maioria das pessoas quando pensam na palavra postura, logo criam a imagem de uma coluna reta com um corpo simétrico sem alguma imperfeição. Na realidade este conceito de postura perfeita já não é mais válido, levando em consideração que este alinhamento não corresponde à nossa realidade, pois a simetria corporal não é encontrada entre as pessoas. Por isso te convido a conhecer uma nova visão sobre sua postura, de uma forma menos imposta por uma imagem ideal.

Neste conceito, a nossa postura representa a posição ou atitude que alguém adota em determinado momento ou em relação a algum assunto.Segundo a descrição de Ascher, a postura é a posição do corpo no espaço em que se dá um bom relacionamento entre as partes, como menor esforço possível, evitando assim a fadiga ou cansaço.  No sentido físico, diz respeito às posições das articulações e às correlações entre suas extremidades, membros superiores, tronco e membros inferiores.

Seja ela interpretada de maneira física ou social,constantemente respondemos à estímulos espaciais por meio de posicionamentos, hábitos ou atitudes tomados a cada dia. Então, seja lá o que você esteja fazendo neste exato momento, certamente está buscando uma melhor postura para tal tarefa. E isto demanda muito trabalho e envolvimento de várias operações internas de seu corpo que captam, interpretam, integram e processam as informações recebidas pelo meio. O resultado deste processamento é encaminhado ao nosso corpo por meio da medula espinhal que se aloja ao longo da nossa coluna vertebral. E é na coluna vertebral que é traduzida boa parte de como anda sua postura.

De uma maneira simplificada, nossa coluna é dividida em curvaturas fisiológicas, sendo elas a lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral. A forma helicoidal destas curvaturas representa, na verdade, as adaptações do nosso corpo às posturas adotadas ao longo de nossa vida. O desenvolvimento cronológico destas curvas se dá à medida que conquistamos novos movimentos devido a uma de nossas melhores características, a de sermos seres adaptáveis, graças a nossa capacidade de criação e aprendizado. Assim, é permitido a cada pessoa realizar seus diversos movimentos corporais dentro de uma postura que ela própria desenvolveu com o passar dos anos.

Por isso, é importante sim conquistar,cuidar e melhorar a sua postura para manter seus sistemas e órgãos internos ativos, proporcionando uma melhor qualidade de saúde. Movimente-se ao máximo, experimente sair da cadeira do trabalho em pequenos intervalos, experimente também traçar caminhos, passe menos tempo no mundo virtual e respire fundo abrindo o peito por mais vezes durante o seu dia real. Troque os velhos padrões e mova-se com maior liberdade utilizando menos gasto energético e maior fluidez. Como já sabia Joseph Pilates: “Realize sua tarefa com o mínimo de esforço e o máximo de prazer”. Este é o segredo de uma boa postura!