Olhar é fundamental

LetsDesign

Sou da opinião que fotografia tem uma relação profunda com o design e vice e versa. Ou seja, existem similaridades entre essas duas áreas.

Nas duas trabalhamos com proporção, equilíbrio, composição… e por aí vai. E da mesma forma, para fazer um bom trabalho de design ou uma boa fotografia é preciso planejar, tentar variações, testar e fazer ajustes. Juntar ideias para produzir uma nova.

Podemos discutir técnicas e equipamentos fotográficos em outro momento. Hoje prefiro falar sobre o que é mais importante: o olhar.

Olhar é sine qua non para exercer tanto o trabalho de designer quanto de fotógrafo. E vamos entender olhar como observar a realidade para extrair dela o que desejamos representar. Olhar requer tempo e, claro, treino.

Fotografar é o melhor treino que conheço para o olhar. Ao observar o mundo pela lente, nos colocamos em outro lugar. No momento em que buscamos uma imagem, estamos fora do ambiente. Somos um observador externo. E nessa condição tudo pode ser interessante. Uma janela aberta entre muitas fechadas, um fio de luz que vaza pela cortina, os números velhos na parede.

Quando fotografo procuro um ângulo diferente, ou um recorte, uma luz fora do comum. Resumindo, eu mudo meu olhar. E isso transforma o mundo. Vejo mais cores, vejo os detalhes de uma calçada, espero a luz mudar ao longo do dia.

Fotografo coisas banais, mas que do meu ponto de vista são únicas e merecem o registro.

 

 

 

Anterior PRAÇA
Próximo CURITIBANEANDO - COM ALEXANDRE FRANÇA - EXIBIDO EM 20/09/2018

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *