Pasolini ganha mostra na Cinemateca


Pasolini. Obra vasta e controversa / foto: divulgação

O Cinema Segundo Pasolini apresenta o melhor da obra do controverso cineasta, escritor e intelectual, assassinado em 1975. Atrações incluem exposição e bate-papo

A partir do dia 17 de maio, quinta feira, o público curitibano poderá ingressar no universo do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Professor, poeta, novelista, o artista era homossexual assumido, militante comunista e inimigo do fascismo.

Torna-se conhecido a partir de 1958, quando começa seu envolvimento intenso com o cinema, de produção vasta e sofisticada. São mais de 25 filmes, entre curtas e longas, com destaque para O Evangelho Segundo São Matheus (1964), Teorema (1968) e Saló – 120 Dias de Sodomia (1975).

Polêmico, Pasolini não raras vezes foi alvo de amor e ódio, seja da igreja (que conferiu méritos inegáveis ao seu filme sobre a vida de Cristo), das autoridades estabelecidas, e até mesmo, e principalmente, do PCI, o partido comunista da Itália, com o qual nunca obteve consenso quanto a sua visão de mundo. As desavenças com o partido envolveram desde sua orientação sexual até, curiosamente, seu gosto por futebol, pelo qual chegou a ser questionado como sendo sintoma de devassidão (Pasolini era torcedor entusiástico da Associazione Sportiva Roma). Teve sua filiação cassada, sem entretanto nunca ter deixado de considerar o comunismo como solução estética e social para a humanidade.

Após a realização de Saló – 120 Dias de Sodomia, de repercussão igualmente polêmica, Pasolini foi assassinado no balneário de Ostia, nos arredores de Roma, pelo michê Giuseppe Pelosi. O jovem foi considerado o único culpado pela morte do artista, mas muito se tem levantado a respeito do assassinato, com teorias que envolvem desde o governo até a máfia como reais mandantes do crime.

A mostra O Cinema Segundo Pasolini, na Cinemateca, tem curadoria de Antonio Cava e participação nos bate papos do crítico Paulo Camargo e do produtor Fernando Brito. A entrada é franca.

Serviço:

O Cinema Segundo Pasolini

17 a 27 de maio

Cinemateca de Curitiba

Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Entrada Franca

Confira a programação.

……………………………………………………….