RECUPERAÇÃO, SUPERAÇÃO E POLÊMICAS CERCAM A QUARTA RODADA DA TAÇA BARCIMIO SICUPIRA


Arena da baixada recebe Athletico x Cianorte - Foto: Daniel Castellano

Após três rodadas o Campeonato Paranaense 2019 começa da tomar cara, afinal alguns clubes já distanciaram na tabela e outros ainda continuam estacionados, mais a disputa da Taça Barcímio Sicupira começa a ficar quente.

 

Erick marca seu primeiro gol com a camisa do Athletico na vitória sobre o Rio Branco – Foto: Reprodução/globoesporte.com

Pela terceira rodada o Operário estreou diante de sua torcida no estadual e venceu o Cascavel CR por 2×0 no Germano Kruguer em Ponta Grossa, visitante indigesto o Athletico bateu o Rio Branco no litoral também por 2×0, ouro visitante que se deu bem foi o FC Cascavel que foi a Londrina e bateu o Tubarão de virada por 3×1. Coritiba x Toledo, Maringá x Paraná e Foz do Iguaçu x Cianorte não saíram do 0x0.

 

 

Com os resultados a Classificação do primeiro turno ficou assim:

GRUPO A: O Operário com duas vitórias assume a liderança isolada com 7 pontos, o Toledo que segurou o empate na capital é segundo com 5, Londrina e Athletico vem na sequencia com 4 pontos, o Maringá que tem três empates esta na quinta colocação com 3 pontos, e o Foz do iguaçu marcou seu primeiro ponto mais continua na ultima posição.

GRUPO B: Coritiba apesar dos dois tropeços em casa continua líder com 5 pontos, com a vitória fora de casa o FC Cascavel assumiu a segunda posição também com 5 pontos, em terceiro aparece o Paraná com 4, Cascavel CR e Cianorte dividem a quarta posição com 3 pontos e o Rio Branco é o lanterna com apenas 1 ponto.

A quarta rodada promete esquentar ainda mais a disputa e nossa equipe traz um panorama dos confrontos:

 

OPERÁRIO X FC CASCAVEL

Vindo de vitória Operário x Cascavel se enfrentam pela terceira vez em 2019, os clubes fizeram dois jogos na pré temporada, no primeiro o fantasma saiu vitorioso pelo placar de 1×0, no segundo empates sem gols.

Operário encara o FC Cascavel no Germano Kruguer – Foto: José Tramontin/OFEC

Com a vitória na volta ao Germano Kruguer o fantasma conta com o apoio da sua torcida, e a nova iluminação do estádio em Vilas Oficinas, para o jogo de  logo mais o técnico Gerson Gusmão vai poder contar com a volta do capitão Chicão que cumpriu suspensão automática pelo cartão vermelho recebido em Cianorte e deve retornar ao time titular. Durante a entrevista coletiva após a vitória no domingo, o treinador do Fantasma falou sobre o próximo adversário. “Nesta quarta-feira, temos outro jogo difícil, o Cascavel venceu fora o Londrina. Então, com certeza, vai vir aqui para buscar pontos, mas a gente também precisa somar para ir em busca do que temos como objetivo na competição”.

Já o Cascavel vem emalado com a vitória de virada diante do Londrina no norte do estado, o time do oeste aposta em repetir a boa atuação e sair com um bom resultado de Ponta Grossa, para isso o técnico Paulo Foiani deve repetir a escalação vitoriosa da ultima rodada. A partida está marcada para as 20h de hoje quarta feira (30) e quem apita é Murilo Ugolini Klein assistido por Zacarias Chumlhak e Luis Henrique Champanhoni.

(Por: Dionatan Scrok)

 

TOLEDO X PARANÁ

 

Em entrevista ao repórter Matheus Afonso após o jogo entre Coritiba e Toledo realizado no último domingo (27) no estádio Couto Pereira, o presidente do clube do oeste do estado (Carlos Alberto Dulaba) disse: “contra o Paraná e o Cianorte nós temos que fazer o dever de casa. Nosso primeiro objetivo é fazer um bom campeonato, buscar uma vaga para a Série D e conquistar calendário para o restante do ano”.

É com essa mentalidade que o Toledo receberá o Paraná Clube, no estádio 14 de Dezembro nessa quarta (30), às 20h. O time comandado pelo técnico Agenor Piccinin, ainda invicto, terá o retorno do volante Guilherme Ribeiro após suspensão automática cumprida no jogo contra o Coxa. Para enfrentar o Tricolor da Vila, o time deverá manter a base dos últimos jogos, em um 4-4-2 com: André Luiz; Everton, Eduardo, Fandinho, Adriano; Neto, Revson (Guilherme), Pacato, Jonathan (Eduardinho); Wayni e Júlio César (Marcelinho).

Após empate com o Coritiba, Toledo recebe o Paraná – Foto: Valquir Aureliano

O Porco deverá apostar na bola parada, ponto forte demonstrado pela equipe nessa primeira metade do campeonato, além da intensidade no jogo pelos lados de campo, principalmente pelo lado esquerdo com a dupla Adriano e Júlio César (Marcelinho). Outra vantagem do time do Oeste é em relação ao calendário, pois fará dois jogos seguidos em casa e sairá para jogar contra o Cascavel CR, ou seja, com o fato de haver somente uma viagem curta até o fim do turno, o Porco do Oeste tem boas possibilidades de abrir vantagem na classificação e garantir sua vaga para a próxima fase do torneio.

Do outro lado, após empate sem gols contra o Maringá, no jogo realizado no norte do Estado, o Paraná Clube precisa da vitória para manter a ambição de chegar a semifinal do primeiro turno do campeonato.

Este será o segundo jogo consecutivo fora de casa e o Tricolor fará uma viagem longa entre as cidades de Maringá e Toledo. Devido a esta situação, somado ao fato deste ser o quarto jogo em onze dias, o técnico Dado Cavalcante projeta mudanças na equipe titular: “Para a próxima partida já adianto que teremos muitas trocas. Será o quarto jogo em pouco tempo, e nós temos jogadores que fizeram três jogos seguidos, participando durante os 90 minutos. A sequência do quarto é mais difícil e, no fim do jogo, já sofremos, pelo acúmulo do cansaço.” disse em entrevista coletiva após o jogo do último domingo.

Com isso, o time deverá ir a campo com Thiago Rodrigues; Éder Sciola (Sueliton), Rodolfo, Fernando Timbó (Eduardo Bauermann), Juninho (Guilherme Santos); Luiz Otávio (Kadu), Fernando Neto, Higor Leite (Jean Lucas); Alesson (Maicosuel), Andrey (Keslley) e Jenison (Rodrigo Carioca). Melhorar o setor de criação, algo que foi visto como negativo pelo treinador, diante do Maringá, será o principal desafio para a equipe paranista diante da possibilidade de muitas trocas no time titular.

REFORÇOS

Nesta segunda (28) foi oficializado no BID (Boletim Informativo Diário) o contrato do zagueiro Leandro Almeida, emprestado pelo Palmeiras. Ele poderá ser relacionado para esta partida e aumentará a quantidade de opções de zagueiros para o técnico Dado Cavalcanti. Neste terça (29), foi oficializada a contratação atacante Caio Rangel que estava no Juventude, o 17º reforço contratado para a temporada, este ainda não oficializado no BID. Em contrapartida, o

atacante Cléo que estava encaminhado para assinar com o clube e que já treinava com o elenco, alegou motivos familiares e desistiu da negociação. Com isso, o Paraná segue em busca de um novo centroavante para fazer concorrência com Jenison.

(Por: Gabriel Souza)

 

CIANORTE X MARINGÁ

 

O duelo entre Cianorte e Maringá FC no Albino Turbay nesta quarta-feira (30), já ganha contornos de decisão. As duas equipes empataram os três jogos que realizaram até o momento, sendo que a equipe de Cristian Souza ainda não balançou as redes na competição. Os times estão há dois pontos atrás da zona de classificação às semifinais da Taça Barcímio Sicupira, mas têm a mesma distância para os lanternas de suas respectivas chaves.

Cianorte ainda não marcou gols no Paranaense 2019 – Foto: ABEL DA BANCA

No Cianorte, a tendência é que Souza mantenha a formação 4-4-2, utilizada no empate contra o Foz do Iguaçu no último final de semana. A única dúvida do técnico é a presença do meia Xavier, que reclamou de dores no pé e não atuou no último jogo. Caso o atleta tenha condições, deve substituir Paulinho na formação titular. Já o Maringá FC terá dois desfalques para o duelo. O atacante Tiago Orobó (lesão na coxa esquerda) e o volante Renan Paulino (lombalgia) darão lugar a Neilson e Jean Neves, respectivamente.

Ficha técnica: Cianorte x Maringá FC – Albino Turbay, 20h

Cianorte: Silvio; Formiga, Montoya, Mauricio e Dartora; Jovanny, Carrilho, Fernandinho e Xavier (Paulinho); Madalena e Vandinho. Técnico: Cristian de Souza

Maringá FC: Victor Golas; Duda, Alex Fraga, Marcelo Xavier e Júnior Prego; Jean Neves, Nem, Geovane e Everton, Welton Paraguá e Neílson. Técnico: Antônio Pícoli

Arbitragem: Luiz Alexandre Fernandes, Assistentes: Júlio César de Souza e Petegan Picotti Moraes.

(Por: Jorge de Souza)

 

FOZ DO IGUAÇU X CASCAVEL CR

 

O Azulão da Fronteira segue firme em busca da vitória no Paranaense 2019 e conta com o apoio de sua torcida para mais um desafio dentro de casa. Na Quarta-feira (30), o Foz do Iguaçu FC recebe o Cascavel CR. O clássico do oeste está programado para às 20 horas no Estádio ABC.
Foz empata sem gols com o Cianorte – Foto: Rádio Cultura Foz do Iguaçu/PR
Após o empate diante do Cianorte, o elenco comandado pelo técnico Negreiros participa de dois treinos nesta Terça-feira (29). O primeiro será às 9h na Bio Academia e o segundo às 16 horas no Estádio ABC.
Pelo lado do Cascavel CR sinal vermelho, após duas derrotas seguidas, a equipe precisa vencer para manter alguma chance de classificação para as semifinais da Taça Barcímio Sicupira.
O técnico Lorival Santos deve repetir o mesmo onze que perdeu em Ponta Grossa, e ele lembra que este time foi montado apenas 15 dias antes do campeonato começar e pede muita paciência aos torcedores do Recreativo.
(Por: Wanderley Cepeda)

LONDRINA X RIO BRANCO

O tubarão recebe nesta quarta-feira (30), o leão da estradinha, após rodada ruim para ambos os times, a equipe mandante quer voltar a vencer após tropeço em casa, no confronto com o FC Cascavel.
O Rio Branco, jogando há 488km de sua casa, quer e precisa da primeira vitória na taça Barcímio Sicupira Júnior. Jogando em casa na última rodada, viu os visitantes fazerem festa e desanimar seu torcedor, que viu o clube perder por 2×0, contra o Athlético.
Germano deve ser opção ofensiva diante do Rio Branco – Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC

O técnico Alemão falou após a derrota para o Cascavel e elogiou a atuação de Anderson Oliveira, substituto de Luidy que segue lesionado: “O Anderson é um baita jogador, a gente já conhece a característica dele [versátil].” O jogador deve ser mantido para o confronto com o Rio Branco.

Já a equipe comandada por Ednelson, aguarda algumas definições para escalar seu time, o lateral Jackson e o volante Borges, ainda dependem da liberação por parte do departamento médico. O lateral direito Lucas Marques, inscrito de última hora, jogou na vaga de Valber, que foi deslocado ao meio campo, devido à suspensão de Anderson. Com a volta do volante Anderson, a dúvida fica pelo lado direito se Valber retorna para a lateral ou o jovem Lucas, segue na posição.
(Por: Diego Schechtel)

 

ATHLETICO X CORITIBA

 

Furacão recebe nesta quarta em casa o seu rival Coritiba pela quarta rodada do campeonato paranaense 2019 em meio a muita polemica fora do campo por causa do torcida única.

Já dentro de campo a confiança do elenco rubro-negro e muito grande após a vitoria por 2×0 sobre Rio Branco em Paranaguá para o clássico desta quarta aonde teremos vários estreantes em Athletiba entre eles o próprio Treinador Rafael Guanaes o goleiro Léo, os zagueiros Eder e Robson Bambu, do volante Erick, do meia Marquinho e dos atacantes Anderson Plata e Bergson.

Athletico faz ultimo treino antes do clássico – Foto: Reprodução/RPC

No elenco inscrito no estadual, há jogadores que já disputaram o Atletiba nas categorias de base, como Bruno Rodrigues, Juninho, Vitinho, Renzo, Lucas Halter e Bruno Leite.

Robson Bambu não treina e é dúvida no Athletico; veja a provável escalação para o Atletiba

Zagueiro saiu sentindo dores musculares contra o Rio Branco-PR, na última rodada, e sua presença é incerta.

Com isso, uma provável escalação tem Léo; Reginaldo, Éder, Lucas Halter (Robson Bambu) e Nicolas; Erick, Marquinho e Matheus Anjos; João Pedro, Anderson Plata e Bergson.

* O atacante Juninho segue no departamento médico, com dores no joelho;

* O volante Erick, que estreou como titular contra o Rio Branco-PR, e fez o primeiro gol do jogo, segue no time;

* O meia João Pedro, que saiu durante o jogo contra o Leão da Estradinha, treinou normalmente nesta terça-feira

(Por: Thiago Palmas)

 

Mesmo tendo feito apenas 3 jogos no ano, o Coritiba já entra com certa pressão da torcida para o Atletiba de logo mais. Após dois empates em casa e falta de um goleador, o time do técnico Argel Fucks saiu de campo vaiado no último domingo. Pra partida de hoje a noite, o Coritiba ai da há dúvidas sobre manter o mesmo time da partida diante do Toledo ou promover mudanças no meio-campo com a disponibilidade de Kady. Para Argel, ganhar o clássico é fundamental pra moral da equipe e para o restante do campeonato, pois assim, o time volta a ganhar confiança consigo e com a torcida.

(Por: Vinícius Garcia)

 

Atlhetiba 378 acontece hoje na Arena da Baixada

Á RÁDIO CULTURA TRANSMITE ATHLETICO X CORITIBA PELA 4ª RODADA DA TAÇA BARCIMIO SICUPIRA Á PARTIR DAS 21h PELO AM 930 KHz E PELO www.facebook.com/cultura930

Narração: Cássio Bida, Comentários: Wanderley Cepeda,

Reportagens: Thiago Palmas e Vinícius Garcia