VOLTA ÀS ORIGENS


No dia 8 de setembro, acontece nova edição do almoço da Salumeria Monte Bello. Desde 2016, a chácara onde se encontra a pequena fábrica de embutidos artesanais recebe amantes da comida de raiz, em meio à natureza, na Serra do Mar do Paraná.

A cada versão, um chef diferente é convidado a cozinhar a quatro mãos com o chef da casa, Marcelo Empinotti. Os ingredientes saem da região, direto da roça para o prato, garantindo mais sabor e saúde na mesa.

Nesta edição, o almoço será com a chef Claudia Rueda. Ela responde pela cozinha do Porcadeiro – De Tudo Um Porco, de propriedade de Lai Pereira e Marcelo Empinotti, também empreendedores do restaurante rural da Salumeria Monte Bello.

“O restaurante da roça foi onde começou nossa atuação com o serviço de alimentos. Até então estávamos focados na indústria. Muitas pessoas nos procuravam perguntando se podiam visitar o local de produção dos embutidos, mas não conseguíamos parar a rotina de trabalho para anteder a demanda. Por isso, decidimos abrir o restaurante rural eventualmente, servindo alimentos frescos da região, mais a charcutaria de nossa produção, numa celebração em forma de banquete.”, conta Marcelo Empinotti. “A adesão foi imediata. Em 2016 abrimos apenas 3 vezes e em 2017 passamos a promover os almoços mensalmente. O mais divertido é que o menu é sempre uma surpresa, pois trabalhamos com o que a terra dá e não com receitas prontas. Sabemos a linha que vai ser seguida, em função do chef convidado, que tem sua própria identidade. Mas geralmente o menu é decido na semana do evento e ainda contamos com algumas surpresas, justamente pela liberdade que os chefs têm de criar algo no momento em que estão cozinhando. No início, os clientes achavam estranho ir a um lugar sem saber o que ia ser servido. Hoje, faz parte do atrativo e todos saem satisfeitíssimos.”, completa Lai Pereira.

Atualmente o casal tem os dois restaurantes que trabalham com a valorização da carne de porco: o restaurante rural (na chácara da Salumeria Monte Bello, em Quatro Barras) e o restaurante urbano (Porcadeiro – De Tudo Um Porco, em Curitiba). O segundo restaurante foi consequência e evolução do trabalho que desenvolvem no segmento.

E nada mais justo do que convidar a chef responsável pelo Porcadeiro, Claudia Rueda, para cozinhar com o Marcelo. Ele traz suas origens de charcutaria e cozinha italiana, e Claudia traz suas raízes colombianas.

Nascida na cidade de Bogotá, capital da Colômbia, a chef carrega em sua memória desde a infância o aroma de pratos tradicionais que sua avó preparava no fogão a lenha. De sua terra, ela irá preparar a tradicional “lechona”, típica da região de Tolima. Primeiro prepara-se uma espécie de almofada costurada à mão com o couro do porco, recheada com carne suína, ervilhas e, depois, assada lentamente no fogo baixo. Também de sua terra serão servidos os “patacones”, uma espécie de biscoitos salgados preparados com banana da terra.

Além da “lechona”, será servida a tradicional mesa de frios embutidos da Monte Bello e mais 2 pratos quentes. Delícias da cozinha do campo!

 

SERVIÇO

Local: Chácara da Salumeria Monte Bello

Endereço: Rua Dom Pedro II, 6457 – trecho histórico do alto da Estrada da Graciosa, em Quatro Barras PR. Para chegar ao local usando Waze ou GoogleMaps, digitar “Salumeria Monte Bello”. Se colocar o endereço, vai para outro local.

Contatos: (41)99225.7239 ou [email protected]

Valor: R$78,00 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, valor de R$45,00

Horário: a chácara abre das 11 às 17h. O almoço é servido para todos juntos às 12.30h. É ideal chegar antes do almoço para aproveitar a tranquilidade da chácara.

Nesta edição, haverá venda de produtos da região, diretamente pelos agricultores.

O serviço inclui farta mesa de antepasto com os embutidos da Salumeria Monte Bello, pratos quentes elaborados a partir dos ingredientes encontrados nas roças vizinhas, respeitando a sazonalidade, mais suco, água e café. Bebidas alcoólicas à parte.

O menu é sempre uma deliciosa surpresa, que agrada os paladares dispostos a experimentar novidades. Em todos os eventos nestes 2 anos de funcionamento a casa ficou cheia e o público saiu sempre satisfeito. Obrigatório reservar antecipadamente, pelos contatos acima.

 

Anterior A VOZ DA VEZ - COM MIRIAM MIDORI GARCIA - EXIBIDO EM 04/09/2018
Próximo ACONTECE NESSE FINAL DE SEMANA EM CURITIBA O MAIOR EVENTO DE QUADRINHOS DO SUL DO PAÍS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *