Z Carota lança “A BELEZA QUE EXISTE” em Curitiba


O jornalista e escritor Z Carota chega a Curitiba para lançar seu segundo livro, a beleza que existe – crônicas com uma tonelada de leveza, pela Páginas Editora. O lançamento será nesta quinta (18), a partir das 18h, no Gilda Bar e Restaurante (ver serviço, abaixo).

Nesse segundo livro, Z Carota transporta o leitor para as belezas que, apesar e por causa de tudo, sempre existem em situações triviais, como uma ida à sorveteria ou uma parada para o almoço. É nesses “descuidos” que ele colhe toda a matéria-prima que constitui o livro.

Apesar dos muitos apelos que recebeu para que se dedicasse a outros ramos da literatura, Z Carota sempre quis fincar o pé na crônica, gênero genuinamente brasileiro. “A carta de Pero Vaz de Caminha à Corte foi uma crônica, o Brasil foi parido por esse gênero. Eu o escolhi, rechacei todas as propostas de escrever contos e romances, tal como rechaço que crônica é gênero menor”, diz.

A paixão pelas crônicas começou ainda na infância, em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais (Z Carota nasceu em São Paulo, mas foi, como diz, “forjado em Minas”), lendo Luis Fernando Veríssimo na coleção “Para Gostar de Ler” – inclusive, Z dedicou ao mestre gaúcho seu primeiro livro, dropz – crônicas pop-proletárias & tostões de amor, lançado em 2017, que foi sucesso de vendas, com seguidas reedições.

a beleza que existe já teve lançamentos em Belo Horizonte, Três Pontas, Rio, São Paulo. Depois de Curitiba (onde Z Carota já começará as pesquisas e entrevistas para o próximo livro, sobre a Vigília Lula Livre), o autor segue para Florianópolis e Porto Alegre.

Serviço

Lançamento a beleza que existe: crônicas com uma tonelada de leveza – Z Carota
Data: 18/7/2019
Horário: a partir das 18h
Local: Rua Cândido Lopes, 323, Centro – Curitiba